A Prefeitura de Catiguá iniciou, nesta semana, um programa municipal para castração gratuita de cães e gatos. Na tarde de quarta-feira, dia 3, protetoras de animais da cidade, acompanhadas pelo prefeito Claudemir José Grava, o Mizinho, tiveram a oportunidade de conhecer de perto as novas instalações da Sala de Atendimento Veterinário, vinculado ao Departamento de Meio Ambiente, onde serão realizadas as cirurgias.

Nesta fase inicial do programa, deverão ser castrados 150 animais. O departamento optou por concentrar os atendimentos nas fêmeas, neste momento, visando reduzir a natalidade e garantir maior eficácia na redução da quantidade de cães e gatos vivendo nas ruas.

Este, aliás, é o principal objetivo do programa, que também busca diminuir a incidência de zoonoses e de doenças nos animais domésticos do município. “A castração ajuda a reduzir o número de infecção e também alguns quadros como tumores”, explica a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Camila Busnardo.

A castração gratuita é voltada a cães e gatos pertencentes a famílias do município, com renda bruta mensal de até R$ 3,3 mil. Os cadastros podem ser feitos na Casa da Agricultura, localizada na rua José Darcie, s/n, bairro Santa Isabel. Informações pelo telefone (17) 3564-1047.